22/10/2010

Areias monaziticas

O nome Cumuruxatiba significa “grande diferença entre a maré baixa e a maré alta” e tem a sua origem na língua indígena dos Pataxós, uma tribo que habita a região. A praia de Barra do Cahy tem um significado histórico especial. Há provas de que Pedro Álvares Cabral e os seus tripulantes tiveram aqui, nesta linda praia, o primeiro contato com os índios do Brasil.
Nos anos 50, Cumuruxatiba era conhecida pela extração de areia monazítica encontrada em grandes quantidades nas praias do sul, e que era transportada de navio para outras regiões. O velho pier e a represa de água corrente onde a areia era lavada são provas concretas daquela época. Hoje, a represa é um ponto de encontro muito apreciado pelos moradores da vila e visitantes, onde as pessoas se encontram para um banho refrescante nas águas escuras e limpas desta piscina natural pública, principalmente porque assim surge a oportunidade de interação entre os moradores da vila e os turistas.
Cumuruxatiba encontra-se fora da rota turística e para chegar até lá é preciso percorrer uma estrada de terra de 30 km. Por isso, mesmo na alta estação do verão, Cumuruxatiba reflete tranqüilidade e calma que são as características típicas do lugar. Sendo isso muito bem representado pelo seu lema: “onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa”. Apesar de ser uma vila pequena, Cumuruxatiba oferece aos turistas todo o necessário para uma estada tranqüila e confortável: barzinhos de praia animados, restaurantes de comidas típicas regionais, mas também internacionais, supermercados, pontos de Internet, agência dos correios, farmácia, posto de saúde, salão de beleza, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário